Veja como nosso programa de gestão financeira pode ajudar sua clínica médica

Através dos nossos programas de gestão financeira para clínica médica conseguimos realizar as atividades que são contempladas a seguir:

No Clinnet temos 3 pilares na gestão financeira, sendo compostos pelo Atendimento, Faturamento e Recebimento. Contemplamos esses 3 pilares em um relatório respectivamente que fornece a resposta para as seguintes perguntas:

  • Todos os atendimentos foram faturados?
  • Todos os vencimentos do faturamento foram recebidos?

O controle financeiro se inicia nas primeiras atividades de faturamento, ao realizar a triagem dos atendimentos e suas respectivas guias. Nesse momento verificamos se os dados do atendimento possuem todos os pré-requisitos para que seja faturado. Caso o atendimento não tenha todos os dados necessários ou documentos para que seja faturado, deve ser registrada uma pendência para ser resolvida posteriormente pelos colaboradores que realizaram o atendimento e o departamento de faturamento.

O gestor do faturamento precisa realizar o monitoramento da produtividade das guias faturadas e assegurar que todos os atendimentos foram faturados e os respectivos atendimentos com pendência foram resolvidos para realização do seu faturamento.

A partir da emissão das faturas temos a programação de recebimento no programa de contas a receber. A partir daqui o departamento financeiro fica responsável em identificar se tudo que deve ser recebido foi devidamente pago pelos pacientes e/ou convênios.

No ramo de clínica médica é comum haver no processo de recebimento as glosas, que correspondem a pagamentos que não são realizados para clínica médica mediante haver uma não conformidade contratual em relação a cobrança realizada. Nesse caso, se a cobrança for devida e procedente para clínica médica, cabe ao departamento financeiro realizar um recurso de cobrança. Essa rotina também é contemplada no Clinnet.

A rotina de Caixa e Banco consiste em obtermos dentro do Clinnet uma cópia do extrato bancário da conta corrente.

Através dos lançamentos de recebimento das receitas e pagamento das despesas em sua respectiva conta corrente, temos a composição do extrato bancário no Clinnet.

Nessa rotina também temos a possibilidade de realizar lançamentos de débito ou crédito na conta corrente que não estejam dentre os lançamentos do financeiro como, por exemplo; um saque no caixa eletrônico (débito) ou até mesmo uma transferência bancária recebida pela conta de terceiros.

O Fluxo de Caixa em uma clínica médica é importante para obtermos a previsibilidade dos recebimentos e o saldo da conta para honrar a programação de pagamento das despesas.

A rotina de fluxo de caixa já começa no momento do atendimento e recebimento da conta do paciente. Ao informar que um paciente está realizando um pagamento na modalidade de cartão de crédito em 3 parcelas, temos o lançamento no contas a receber uma provisão desse valor divididos com vencimentos para 30, 60 e 90 dias. Da mesma forma também ocorre quando lançamos no contas a pagar uma despesa que deve ser paga de forma parcelada.

Essa composição dos valores de vencimentos das receitas financeiras e despesas financeiras compõem o fluxo de caixa em um relatório com a somatória das receitas, somatória das despesas e o seu respectivo saldo dia-a-dia. O Plano de Contas em uma empresa corresponde ao grupo de receitas e o grupo de despesas financeiras.

Em uma clínica médica, o grupo de receitas financeiras pode ser categorizado pelos convênios dos atendimentos faturados. O grupo de despesas financeiras, pode ser categorizado conforme os seguintes exemplos; materiais hospitalares, medicamentos, material de escritório, entre outros. E ainda assim dentro desses grupos de despesas podemos criar subgrupos da seguinte maneira; o grupo de medicamentos pode ser segmentado nos subgrupos conforme exemplo; analgésicos, antibióticos e psicotrópicos.

Através dessa composição de receitas financeiras X despesas financeiras, nós obtemos o DRE – Demonstrativo de Resultado de Exercício, com objetivo de identificar do valor de receitas previsto para empresa receber, descontando o valor das despesas, obtemos o valor restante de saldo, a fim de apurarmos se a empresa obteve lucro caso o valor do saldo seja positivo, ou se a empresa obteve prejuízo caso o valor do saldo seja negativo.

Muitas vezes a administração da empresa está focada na contabilidade das receitas financeiras, deixando de lado a análise das despesas. Verificar se as despesas são coerentes, e se houve alguma evolução delas é importante para averiguar alguma anomalia, excessos em consumo ou compras, desperdícios ou até mesmo cobranças indevidas dos fornecedores.

No DRE apresentado pelo Clinnet temos sempre um comparativo dos grupos de receitas e grupos de despesas em relação aos seus valores no mês anterior, com o objetivo de verificar se houve estabilidade nos valores e identificarmos superávit ou déficit nos grupos financeiros.

Agende sua demonstração gratuita

Fale com nossos atentes pelo WhatsApp e agende agora mesmo sua demonstração de maneira rápida e gratuita. Se preferir, ligue na nossa central de atendimento (11) 4198-0774

Agendar avaliação